11.11.08

As flores de plástico não morrem

No dia 11 de Novembro de 1918 Alemanha e França assinaram um acordo que colocava fim a primeira Guerra Mundial.

10 milhões de pessoas, entre soldados e civis, morreram naquela batalha que até então era considerada a "Grande Guerra".

Hoje, dia 11 de Novembro de 2008 o mundo celebra os 90 anos do fim desta primeira grande guerra.

Cidadãos de diversos países como Alemanha, França, Inglaterra, Canadá e Nova Zelândia andam pelas ruas, desde meados de outubro exibindo na lapela de seus paletós Hugo Boss e na gola de suas Camisas bem engomadas uma florzinha de plástico vermelha.

Ao comprar uma destas florzinhas - que aqui em Londres são vendidas em qualquer lugar por uma libra - você está não só homenageando os soldados mortos em combate desde então, como também ajudando as associações que cuidam dos feridos em guerras.

O mais engraçado é que pessoas de verdade continuam morrendo a cada dia nestas disputas truculentas por poder, posses, dinheiro.

A segunda guerra veio. Muito mais gente ainda morreu. Os judeus, tantos inocentes. A Guerra do Bush está aí, será que com o apito na mão Obama vai finalisar a partida?

A cada 11h deste dia 11 de Novembro de 2008 milhares de pessoas em milhares de países do mundo estão fazendo 2 minutos de silêncio pelos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial.

A parte rica do planeta exibe um acessório vermelho, simbolizando esta dor, esta perda. Embora a intenção seja boa, as flores de plástico não morrem e um sem número de vidas ainda murcha, nos fronts, nas linhas, nos limites... 90 anos depois.

O resto da existência humana de silêncio e todas as flores de plástico do mundo são nada perto da dor individual e sem fim de cada um que sofreu na pele a injustiça de qualquer guerra.

Eu grito e minha flor é natural.

Sat Nam ;)

Nenhum comentário: