15.5.09

Influência da semana - Sylvia Plath




"Sometimes I dream of a tree, and the tree is my life.
One branch is the man I shall marry, and the leaves my children.
Another branch is my future as a writer and each leaf is a poem.
Another branch is a glittering academic carrier. 
But as I sit there trying to choose,
the leaves begin to turn brown and blow away
until the tree is absolutely bare."

Tradução livre:

"As vezes eu sonho com uma árvore e a árvore é minha vida.
Um galho é o homem com que me casarei e as folhas meus filhos.
Outro galho é meu futuro como escritora e cada folha é um poema.
Outro galho é uma brilhante carreira acadêmica.
Mas assim que me sento ali tentando escolher,
as folhas começam a ficar marrons e a cair
até que a árvore está completamente nua."

...

Sylvia Plath foi uma poeta americana considerada uma das maiores autoras de poesia confessional de todos os tempos. Plath, filha de uma professora e eu escritor,  públicou seu primeiro poema aos 8 anos na sessão infantil do Boston's Herald. 
Sylvia estudou em Cambridge onde conheceu Edward Hughes , poeta Inglês com quem foi casada por 9 anos e teve 2 filhos . 
Aos 30 anos, Sylvia suicidou-se inalando gás do forno de seu apartamento em Londres. Ela e Hughes haviam separado-se pouco antes e muitos o responsabilizaram por sua morte, já que ele a havia traído e deixado por uma outra mulher que estava grávida. 
Noentanto, as evidências do estado depressivo de Sylvia datam de sua infância. Desde a morte de seu pai, por complicações resultantes de um quadro de diagnóstico tardio de diabetes, quando ela tinha apenas 8 anos, ela já tinha tentado acabar com sua vida diversas vezes.
Quatro anos depois da morte de Plath, Aissa, segunda mulher de Hughes, assassinou sua filha com ele e suicidou-se em seguida, da mesma maneira que Sylvia havia se matado. 
Hughes foi constantemente atacado pelos admiradores da obra da autora, que ficou sob seus cuidados, por editar e manipular seus escritos post mortem antes de publicá-los.
Em 1998 Ted Hughes, como é conhecido no mundo literário, já casado com sua terceira mulher, re-publicou o último trabalho de Sylvia: 'Ariel', uma coleção de poemas. Ele morreu 4 semanas depois infarto do miocárido. 
Em março deste ano, o filho mais novo do casal, Nicholas Hughes, 47, cometeu suicídio após lutar a vida toda contra a depressão.

Sat Nam ;)

Nenhum comentário: