18.1.08

A Bahia tem um jeeeeeeiiiiiitoooooo

O sol cutuca logo cedo, num calor abafado, espalhado pelo ventilador num bafo quente e oco que convoca a acordar. É mais um dia na Bahia.
Os dias na Bahia são assim, escaldados num céu azul fosforecente, salpicados por gotas de chuva aleatória que nem molha, embora cause arco-íris sensacionais. É certo que não há no mundo lugar com mais dessas relações coloridas entre luz e água do que neste estado. Aliás, arco-íris e côco. Oh lugar pra ter coqueiro...começo até a achar que arco-íris e coqueiros mantém alguma misteriosa ligação.
Enfim, voltando ao quesito água...não tem Caribe que desbanque o mar de Boipeba, as piscinas naturais de Barra Grande. Não que eu já tenha feito uma visita Caribenha, porém entre sobrevôos a Taipus de Fora e mergulhos em Moreré dá pra passar um dia inteiro deslumbrada, de boca aberta por tanta beleza.
Os coqueirais que margeiam toda esta paisagem não deixam por menos, tudo tem cara de oásis, de paraíso. Ouvi um gringão dizendo ao telefone: "Bacardi´s advertisment is real, and we are on it"...imagina se ele conhecesse o anúncio do prestígio!
O dia quente vai passando, na gelada a R$ 3,50 (!!!!!), na melhor casquinha de siri do universo, na moqueca de camarão com banana. Vai passando na brisinha que bate, ás vezes, fazendo um carinho gostoso. Vai indo, vai ind... nas conversas com todos os garçons sorridentes, donas de pousadas bem humoradas, carregadores-mirins cheios de boas dicas, os caras dos barcos, dos bares, das ruas, das redes. Até cachorro na bahia é simpático e cheio de dengo.
E por falar nisso, é mesmo dengosa esta terrinha. O sol começa a baixar e lá vem mais uma sensação...será que eu bebi demais ou o céu tá cor-de-rosa com salmão??? As nuvens estão lilás??? E aquele pedaço amarelinho ali??? Olha aquilooooo!!! Da metade pra lá já tá ficando escuro, deve ter uns 100 tons de azul!!!!!
De repente, são as estrelas que começam a cintilar, num burburinho singelo, parecem rir baixinho, tímidas. A noite cai. É a lua elegante, relaxada, jogando sua verve prateada sobre o mar escuro. Fascina! Mar e Lua num papo bôbo, como esses de elevador, uma beleza suave e unânime...pode-se passar uma vida observando a cena.
Até que a timidês desaparece e as estrelinhas, todas juntas, começam a brincar de escorrega. Vão se jogando de um lado a outro, não dá nem tempo de desejar.
Quando o próximo dia nasce, na bundada rápida que o sol dá no luar, é uma bola de fogo laranja que sobe do horizonte com o sorriso mais escancarado e convidativo.
Pelas estradas a fora, pelos oceanos a dentro, na beirada das praias uma coisa é certa: a Bahia tem um jeeeeeeiiiito! É fato que ela faz pose, toda exibida que é, sabendo ser a mais bela. Quantas sombras, batons e pós de arroz tem esta danada no estojo de maquiagem? Quantos tons, texturas, sons e ternura guardará secretamente em sua penteadeira?
Entre as tramas e tranças da Bahia, cabe muito mais do que alegria. Cabe um povo que, embora desdentado, ri sem parar. Cabe muita necessidade, cabe saudade, cabe coisa que não dá pra imaginar. No meio deste contexto, cabe a vida, cabe a calma, cabe rede, cama e colo, cabe carinho e cafuné.
Cabe fazer biquinho, dar beijinho e bater o pé. Cabe questionar a vida, agradecer o mundo, respirar bem fundo. Cabe repensar o todo, refazer tudo, reler e rebuscar. Cabe querer ajudar, querer se jogar e cabe sempre querer voltar!!!!!
É que a Bahia tem um jeiiiiiiitoooooooo...

Foram 20 dias de viagem e serão 345 dias de consequências!

SAT NAM ;)

Nenhum comentário: